O Cacique Nixiwaka completa 60 anos


Filhos do cacique homenageiam o pai

O Shuhu amanheceu diferente, com uma nova decoração, muitas flores e fotos do cacique Nixiwaka, uma forma de a comunidade homenageá-lo pela data. Mukavani e Mukaxarrú, os filhos caçulas do cacique, interromperam a dieta no Terreiro do Muká, que faziam com a mãe, para prestigiar a festa do pai. Ainda assim, Nixiwaka estava “amuado”. “Qualquer evento, celebração ou mesmo a vida cotidiana na aldeia, nada é a mesma coisa sem a Putany”, dizia sobre sua mulher, que permaneceu no local da dieta, para todos que dela perguntavam.

21 comunidades e 4 etnias presentes

O cacique Nixiwaka posa com os filhos caçulas e toda a família

Uma grande churrasqueira foi cavada no chão de um Shuhu menor (perto do outro, principal, onde acontece a festa) para a celebração dos 60 anos do cacique Nixiwaka. Do total das 23 aldeias dos Yawanawa espalhadas ao longo do rio Gregório, 21 estão representadas, além de outras quatro etnias, Hiuniqui, Marubo, Katawa e Asihinka (essa última da mesma etnia que Werner Herzog filmou em boa parte de seu Fitzcarraldo, de 1982).

Somos quase 200 pessoas, 150 das comunidades e 50 das comitivas de fora, e é impressionante a organização, o empenho para que as coisas saiam bem, tudo impecável, programação seguida à risca. A festa começou às 10h da manhã e foi até as 18h, com comida farta, bem servida, muitos balões, mesa decorada com esmero, bolos enfeitados e tudo o mais que um aniversariante tem direito.

Cantoria do Pajé Saku para os convidados do cacique

Pajé Saku anima a festa

O pajé Saku, que sempre puxa os cantos sagrados (Mekãs) na cerimônia do Uni, agora instala um teclado no mesmo local e, acompanhado dos filhos adolescentes do cacique, puxou a cantoria. Várias canções populares dos Yawanawa são então adaptadas com ritmos do pop rock, sertanejo e eu arriscaria algo parecido com marchinhas de carnaval.

Convidado do cacique Nixiwaka

Muitas meninas com seus vestidos e adornos de festas, senhoras superchiques com cabelos enfeitados por arranjos de flores, penas, miçangas, em uma grande festa dos povos da floresta; muitos “dates” entre jovens de várias aldeias. Fiquei pensando, quantos namoros seriam firmados ou começariam nesse momento?

Lembrancinhas com Sananga, Sepá e rapé

Lembrancinhas de aniversário com Sananga, colírio para sonhar. Feliz de festejar os 60 de Nixiwaka

A ocasião comportou até “lembrancinhas”, dadas pelo cacique aos convidados bem ao estilo Yawanawa: uma latinha com Sepá (resina utilizada para defumação em rituais e bênçãos), outra com Rapé (uma espécie de tabaco) e um vidrinho do colírio da floresta, conhecido por Sananga, que abre a mente para os sonhos.

Um adendo: os Yawanawa não consomem bebidas alcoólicas nem doces, a não ser em ocasiões especiais, como alguns dos aniversários. Em dez dias que ficamos na Aldeia, não foram servidas sobremesas e nem alimentos adocicados. Dentro dessa linha, muita gente quem vem de fora para se consultar com o pajé Saku escuta como primeira recomendação abolir alimentos adocicados da dieta. A cura dos pajés do vale do Juruá envolve muitas dietas. Além do açúcar, é muito comum a recomendação de ficar um período sem carne vermelha, bebida alcoólica e sexo.

Celebração dos Povos da Floresta

Esse grande encontro dos povos da floresta que foi, inicialmente, previsto pelos filhos de Nixiwaka como uma reunião de família, acabou se traduzindo em uma manifestação de apoio à liderança do cacique em meio aos preparativos que sua Aldeia faz para sediar o IV Encontro Internacional da Ayahuasca — onde 200 lideranças indígenas estarão presentes. Ou “Encontro de lideranças indígenas espirituais“, como corrige Nixiwaka a todos que o mencionam.

Compartilhe!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra Val
Sandra Val
1 ano atrás

Maristela, que relato incrível, parabéns. A gente consegue ativar todos os sentidos para se imaginar vivendo essa experiência transcendental. De arrepiar. Estou encantada com a cultura Yawanawa

Maristela Mafei
Editor
1 ano atrás
Reply to  Sandra Val

Muito obrigada Sandra querida, domingo vou publicar nova materia, bjo!!